domingo, 29 de março de 2009

A árvore da vida: escolhas escluem...

A árvore da vida e seus caminhos


Escolhas excluem... Para cada sim, existe um não. Não se pode ganhar sempre.
Sempre tive essa certeza na vida. Sabia que ao escolher um caminho, outros seriam fechados para mim. Essa imagem da árvore acima sempre foi a imagem que tive dos meus caminhos na vida. E saber disso desde o início poupa um bocado se sofrimento inútil.
A felicidade na vida tem 3 origens:
  • o que se é;
  • o que se tem;
  • e o que se é para os outros.

Possuir tem um outro lado, pois o que se possui acaba nos possuindo, acabamos de viver para "ele". Os dois últimos podem ser tirados de nós, enquanto o primeiro, permanece.

E no final, após todas as escolhas que fizemos, todas os caminhos que não trilhamos? O que restará? Quanto mais realizações pessoais houver, menor será a angústia da morte.

Eu penso que tenho uma vida bem realizada, que comsumei a vida, vivi bem o bastante. Sou prática, vivo o presente. Não me lamento por escolhas feitas pois sei que com elas ganhei mais do que perdi. E não vivo pensando que o melhor da minha vida está por vir. O melhor é agora. Não quero passar a minha vida pensando que quando tiver um carro novo, um apartamento só meu, um homem que me ame, um emprego que me valorize, um emagrecimento de 15 kg... SEREI FELIZ.

A felicidade é aquilo que está acontecendo enquanto fazemos planos.

Nenhum comentário:

Postagens populares