terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Dicas para tirar fotos - Melhore suas fotografias com pequenos truques - Parte 1

  • O primeiro truque básico da fotografia é a regra dos terços: divida a imagem com duas linhas na horizontal e duas na vertical. Os lugares que mais chamam a atenção são os pontos onde as linhas se cruzam: por isso, tente encaixar o objeto principal da foto nestas linhas e pontos. A idéia de o mais importante estar no centro da foto não é verdadeira . Algumas câmeras digitais já tem isso (grid), é só habilitar.
foto: Lilian Ferreira/ UOL
  • Uma dica do fotógrafo Roberto Setton, com quase vinte anos de carreira, é reparar na luz. No modo automático, as câmeras digitais normalmente medem a exposição à luz com a luz mais forte. Assim, ao bater uma foto onde o fundo é claro, temos um resultado como este da foto: atrás com boa luminosidade, mas o objeto que fica na frente, não está bem iluminado .
foto: Lilian Ferreira/ UOL
  • Para corrigir isso, é só você apertar o botão de disparo da câmera até a metade com ela voltada e focada no objeto principal (meio-click). Depois que a câmera registrar a quantidade de luz, você enquadra o objeto normalmente e bate a foto. O resultado é este da foto: objeto principal mais claro. "Claro que o fundo estoura, mas o objeto da foto está destacado", diz o fotógrafo Roberto Setton.
foto: Lilian Ferreira/ UOL
  • Para fotografar crianças ou pessoas sentadas, o básico é se posicionar na altura dos olhos da criança para bater a foto: esta é a primeira dica de Marcos Alves de Andrade, que fotografa o Papai Noel em um shopping de São Paulo. Outra dica é usar sempre flash em ambientes fechados. Se puder usar um rebatedor é o ideal: a 60º de dia e a 75º de noite. Na foto, Marisa de Campos Sampaio Cardoso, de 8 anos.
foto: Lilian Ferreira/ UOL
  • Já para fotografar bebês a dificuldade é bem maior. "Eles não páram quietos e é muito difícil fazer com que eles olhem para a câmera. A gente normalmente toca um sino e pede para o pai chamar a criança", aconselha Marcos Alves de Andrade, que fotografa o Papai Noel em um shopping de São Paulo. Ele diz ainda que para tirar fotos com o Papai Noel, a criança tem que ser colocada de costas para ele, para não chorar ao ver o velho barbudo. E claro, para garantir uma boa foto é preciso tirar várias fotos em sequência.

foto: Lilian Ferreira/ UOL

Fonte: Uol Tecnologia

Nenhum comentário:

Postagens populares