domingo, 18 de dezembro de 2011

Natal na Holanda

Minha irmã mora na Holanda e tenho 2 sobrinhos lá que curtem muito o Natal! Lá eles celebram diferente da gente aqui no Brasil.

Os Holandeses celebram dois dias de Natal: o primeiro (Eerste Kerstdag) 25/12 e o segundo (Tweede Kerstdag) 26/12. Diferente de muitos povos ocidentais, nesses dias não se trocam presentes (apenas no dia de Sinterklaas), focando mais no verdadeiro sentido natalino.


Segundo a tradição holandesa, em meados de Novembro, São Nicolau, ou Sinterklaas, chega de barco de Espanha, trazendo presentes. Este acontecimento inaugura a estação das festas e vai criando entusiasmo que termina na véspera do dia de São Nicolau, no dia 5 de dezembro. Depois de ser cumprimentado pelo presidente da Câmara, São Nicolau monta o seu cavalo branco e desfila pelas ruas.  





Este acontecimento inaugura a estação das festas e vai criando entusiasmo que termina na véspera do dia de São Nicolau, no dia 5 de dezembro.As crianças deixam o sapatinho junto à lareira, bem como cenouras e feno para o cavalo. Na manhã seguinte, encontram presentes nos sapatos. Essa é a lenda popular e as crianças com menos idade acreditam de coração que ele é verdadeiro.

Elas de certa forma têm certo receio porque sabem que ele tem um livro com as anotações sobre como cada criança se comportou durante o ano e diz a lenda que a criança que não se comportou bem é levada pelo "Zwarte Piet" para a Espanha. Seu ajudante fiel, "Pedro Preto", leva consigo um saco cheio de presentes, doces e bolachinhas típicas para distribuir para as crianças. Elas cantam canções típicas para o dia para depois ganharem seus presentes.

A noite de Sinterklaas é sempre celebrada em família com muita festa.

Os adultos e adolescentes trocam presentes com embrulhos engraçados acompanhados de um poema (Sinterklaasgedicht) feito pelo doador. Desse jeito cada pessoa, em nome de Sinterklaas, pode fazer referências a certas características da pessoa e acontecimentos engraçados sem se revelar como doador do presente.

Nenhum comentário:

Postagens populares