quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Casulos de aço” exposição de obras do artista plástico Flávio Camargo

Foto: Daniel Damasceno

Exposição de mesmo nome, com 10 obras, foi inaugurada neste sábado, 12, às 17 horas, na Casa do Salgot, e permanecerá montada até 10 de março para visitação gratuita.

Camargo iniciou o trabalho de “Casulos de aço” ainda em 2009, quando expôs a primeira peça da série, “São quatro ventos”, no Rio das Artes. “Foi a primeira experiência com palha de aço. Há tempos procurava um material diferente, que fosse expressivo e do cotidiano, e deu resultado: chamou a atenção porque as pessoas queriam passar a mão para sentir a textura”, comentou sobre o atual trabalho, o primeiro do artista em 2011 e a primeira realização da nova fase da Casa do Salgot.

Outras oito obras foram produzidas em 2010, enquanto “Condomínio” foi somente finalizada no mesmo dia em que Camargo montou a exposição, ou seja, na tarde de ontem. De acordo com o artista, esta composição é um objeto, não assemblage com toda as demais. “A assemblage é uma técnica francesa que consiste em colar a obra em suportes, mas esta em questão está solta, apenas aplicada em um cartão”, explica. 



A ideia de “Casulos de aço”, conta Camargo, é associar esses materiais da mesma cor e texturas semelhantes. “O rato e o aço - metáforas do brinquedo, da doença e da prepotência humana”. Relevos, mantas, ninhos e muitos casulos são os temas das obras que podem, sim, ser tocadas pelo público. “É um trabalho carregado de sensações”, ressalta. 

O ARTISTA – Flávio Camargo é artista plástico e atua como professor de Arte no Ensino Fundamental e Médio em Piracicaba. Licenciado em Artes Plásticas pela PUC Campinas, participou de salões e exposições pela região nessa época. Participou de três comissões organizadoras do SAC (Salão de Arte Contemporânea) de Piracicaba, sendo a de 2010 com o grupo 4 Ventos, onde atua desde 2007 em exposições e eventos da cidade, ao lado de Alzira Balestero, Gustavo Torrezan e Luciana Camuzzo. 

Para o professor e crítico de arte Cássio Padovani, a recente produção de Flávio Camargo está unida por um fio de continuidade aos trabalhos de toda a sua carreira. “Permaneceram as ondulações orgânicas, não como um recurso programado, não como uma repetição mecânica (estilema), mas porque algo domina a trajetória do artista: um sentido de flexibilidade vital”, afirma. 

SERVIÇO
Exposição “Casulos de Aço”, do artista plástico Flávio Camargo, na Casa do Salgot. Vernissage neste sábado, às 17 horas. Entrada gratuita. Na rua Floriano Peixoto, 2088. Informações: 3371-6372. 



Fonte: Tribuna TP

Nenhum comentário:

Postagens populares