sábado, 6 de novembro de 2010

Para blogs, Twitter e Facebook são mais importantes que SEO


Como fonte de tráfego e novos visitantes, para os blogs, publicar links para posts no Twitter e no Facebook é mais importante do que utilizar técnicas de SEO, revela a última parte do State of the Blogosphere 2010, estudo anual que faz um raio-X dos blogs em todo o mundo.


Segundo a pesquisa, autores de blogs veem o Facebook e o Twitter como fonte mais eficiente de tráfego e de visibilidade do que utilizar técnicas de indexação ou deixar comentários em outros blogs, atitudes que, até pouco tempo atrás, eram vistas como essenciais para atrair audiência.


Para trazer para si visitantes, 66% usam o Twitter; 65%, o Facebook; 54% colocam comentários em outros blogs, esperando receber atenção e visitas, e somente 38% utilizam técnicas de SEO. Sinal de que alguns autores de blogs estão publicando menos conteúdo para agradar somente sistemas de buscas.

Assim como em outras mídias digitais, entre os blogs, o Google Analytics caminha para se tornar “padrão de mercado” – 61% dos entrevistados utilizam a ferramenta da Google para mensurar a audiência.


WordPress continua sendo o sistema de blogs mais utlilizado (40%). Apesar de todo hype, o uso do Tumblr não passa dos 2%.




Custo, funcionalidades e possibilidade de customização são, na respectiva ordem, os principais critérios na hora de escolher um publicador ou serviço de hospedagem de blogs.

Aumentou um pouco a quantidade de blogs que usa conteúdo multimídia – fotos. Em 2009, 82%. Neste ano, 87%. Vídeos permanecem na mesma, 50%.

Para gerar receita para os seus blogs, a maioria usa banners, Adsense e programas de afiliados.

Grande parte das pessoas (44%) não gera qualquer receita com o blog.

Neste ano, o vazamento de óleo no Golfo do México foi o assunto que mais causou burburinho nos blogs. Barack Obama foi a personalidade mais comentada e iPad Review, do blog Ubergizmo, o post que mais recebeu links em 2010.

Em resumo, principais pontos do State of the Blogosphere 2010:

1) Crescimento do uso de dispositivos móveis.
2) Twitter e Facebook não são mais vistos como inimigos. Pelo contrário, são importantes fontes de tráfego e novos visitantes. Mais importante que SEO.
3) Google Analytics caminha para se tornar padrão.
4) Autores de blogs considerados profissionais estão atualizando cada vez mais os seus sites.
5) Um otimismo entre os blogs. A maioria das pessoas está mais satisfeita com os seus blogs e pretende investir mais neles – abordar mais assuntos, dedicar-se mais, escrever livros.

Postar um comentário

Postagens populares