sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Como pendurar seus quados e fotos na parede: dicas de quem entende

Do Blog Nossa Parede, Deise Lima fez um post muito útil para quem gosta de expor suas fotos em casa, como eu! Veja abaixo:

O arquiteto Gustavo Calazans respondeu dúvidas de leitores da revista Casa e Jardim sobre como pendurar quadros em paredes, e deu algumas dicas valiosas que conto pra vocês aqui.

  • Existe alguma outra forma de decorar a casa com quadros sem que eles sejam pendurados na parede?
GC: Os quadros podem ser apoiados em uma estante, em um móvel ou em uma prateleira. Já fiz alguns projetos colocando quadros em prateleiras, sobre bancadas de home theaters, por exemplo. Você também pode fazer uma brincadeira e deixar alguns pendurados e outros apoiados. O importante é fazer uma composição que dialogue com a decoração da casa e que tenha um movimento legal.
  • A partir de que altura os quadros devem ser dispostos na parede? Existe alguma regra?
GC: Na verdade, sou honestamente contrário a regras. O que precisa existir é uma relação entre o que existe no ambiente e o que você vai colocar ali. Então, por exemplo, se você tem um sofá mais baixo, o quadro tem que vir um pouco para baixo também. O quadro deve ficar a uma distancia não muito grande da peça já existente da decoração, porque senão dá a impressão de que ele está solto, voando.

A diversidade de molduras enriquece a composição.

  • Qual tipo de moldura é mais indicado? As molduras podem ser diferentes entre si, em cores, formatos, tamanhos?
GC: É mais interessante quando há uma riqueza de materiais, formatos e informações nas molduras. Gosto da mistura de trabalhos. Você pode ter uma foto, ao lado de uma tela e de objetos. Aí, dá para usar molduras diferentes para cada tipo de trabalho. Acho legal, por exemplo, ter um trabalho mais rebuscado com uma moldura mais simples, como uma caixa de acrílico, e um trabalho mais simples com uma moldura mais rebuscada. Isso dá uma riqueza ao ambiente, a composição fica com uma cara mais complexa.
  • Com o que os quadros devem combinar? Com as paredes, com os móveis da sala?
GC: Essa é uma pergunta meio clássica. A minha resposta sempre é a seguinte: quadro não combina. Por mais que a gente fale sobre as peças com função decorativa, os quadros não são, originalmente, uma decoração. Eles são expressões artísticas. Então, você não precisa combinar um quadro com objetos da sala, assim como você não precisa mudar alguma coisa na sua sala para que o quadro fique bem. Mas é há uma relação. Se você tem tons mais escuros, tente fazer alguma relação disso com os quadros. É questão de sensibilidade: você olha e vê se aquilo dialoga com o ambiente. Se para você aquilo faz sentido, acho que para os outros vai fazer sentido também porque aquilo vai ter a tua cara.
  • Tenho um sofá de dois lugares na sala e quero dispor um quadro grande atrás dele, com outros, menores, em volta dele. Isso é permitido?
GC: Claro. Fica muito bacana. A pessoa pode fazer uma parede cheia de quadros, onde há um quadro principal, que é o eixo. Esse quadro provavelmente vai ficar centralizado sobre o sofá e ela pode colocar uma série de quadros periféricos ao redor dele. Apenas preste atenção, porque se você fizer um quadro muito grande, com outros quadros muito pequenininhos, pode ficar um contraste esquisito. É legal ter um quadro grande, com alguns médios e outros pequenos, para fazer uma composição rica em dimensões.


O quadro principal como ponto de partida para os outros.

  • É possível ter vários estilos de quadros numa mesma parede?
GC: Totalmente. Tanto você pode ter diferentes meios de arte, como gravuras, fotografias e objetos, como pode ter quadros de estilos diferentes: um figurativo, com outro abstrato, um mais construtivista… Tudo funciona. O importante é que a pessoa se sinta à vontade com aquilo que está colocando na parede.

Inspirou-se com as dicas? Então dá uma passadinha na nossa galeria e quem sabe você não encontra a fotografia ou ilustração que estava faltando para a sua composição de quadros?
E para ler todas as dicas publicadas na revista,
clique aqui.
Já comprou imagens do
Foto na Parede? Emoldurou e ficaram lindas na sua casa ou escritório? Compôs com outras imagens que já tinha? A gente quer saber! Nos envie uma fotografia das nossas imagens na sua parede, e publicamos aqui no blog na seção “Na sua parede”.

Nenhum comentário:

Postagens populares