quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fotocópias na câmara digital

Precisa de uma fotocópia de um documento rapidamente e não quer sair de casa? Se tem uma câmara digital um computador e uma impressora tem a fotocópia pronta em minutos. Basta um pouco de jeito e passará a ter até mais do que uma fotocópia.
Os documentos são os habituais frente e verso do bilhete de identidade. Para fotografar documentos as modernas câmaras digitais são excelentes. Alguns dos modelos recentes de compactas até já possuem um modo específico de fotografia de documentos (e texto), que torna o processo mais fácil para os que estão menos à vontade com esta forma de fotografia. Se não houver, use o modo macro.
Procure uma janela com boa luz (se for à noite use uma luminária com boa luz e procure na máquina o equilíbrio de brancos correcto para obter os melhores resultados... por norma o aparelho tentará dar o seu melhor, e pode sempre reajustar a tonalidade no computador), use um papel branco como base, alinhe a máquina com o documento, de modo a ter tudo focado (confirme o foco) e dispare duas ou três vezes. Amplie a imagem no visor e verifique se tem o que pretende.
No nosso caso usámos um cartão cinzento para medir a luz (defeito de fazer isto várias vezes e ter a mania de puxar do cartão que faz parte do estúdio doméstico de fotografia "tabletop"), expondo em manual, de modo a manter a leitura registada sobre o cartão cinzento. Mas isto não é absolutamente necessário.


Uma vez feito o registo passe a imagem para o computador e use um programa de edição de imagem (usamos o Photoshop CS4 mas qualquer outro dará para esta operação) para ajustar a exposição, reenquadrar a imagem do documento e, se for caso disso, montar frente e verso do bilhete de identidade (por exemplo) numa só página. Suponho que saiba fazer isso. Depois basta gravar um arquivo com tudo, de modo a ter sempre acessível no computador este "original" que pdoe usar para novas impressões ou para enviar pela Internet. Se tiver a mania da perfeição pdoe gravar um arquivo .PSD ou .TIFF de maior qualidade que funcionará como matriz e depois criar um ficheiro JPEG comprimido para usar nos envios. As pessoas agradecerão um arquivo leve.

Nenhum comentário:

Postagens populares