sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sexta- Feira 13

Pois é, ontem foi sexta-feira 13. Para muitos este é um dia de azar, enquanto para outros é um dia de sorte, ainda que eu não o valorize grandemente em nenhum dos sentido. Interessa-me mais a origem desta superstição.


O número 13 é considerado um número irregular, isto porque na numerologia o número 12 é entendido sob o ponto de vista das coisas completas, uma vez que são 12 os meses do ano (e consequentemente os símbolos do zodíaco), eram 12 as tribos de Israel, eram 12 os apóstolos de Jesus, etc. Outros encontram analogia no facto de, na “última ceia”, se terem sentado 13 em volta da mesa, sendo que, logo depois, Jesus foi preso e mais tarde crucificado, enquanto Judas provavelmente se suicidou. E por falar em Jesus, este foi crucificado numa sexta-feira. Há até tem pense que terá sido crucificado numa sexta-feira 13 na medida em que a páscoa judaica, no calendário hebraico, é celebrada no dia 14 do mês de Nissan.

Mas também há quem considere que esta superstição teve origem na sexta-feira, dia 13 de Outubro de 1307, quando o Rei Filipe IV de França declarou ilegal a Ordem dos Templários e seus seguidores - o que se seguiu foi a sua perseguição, captura, tortura e execução por heresia.



Mas engane-se quem pense que todas estas superstições têm origem na religião cristã. De facto, muito antes de todos estes eventos, existem histórias provenientes da mitologia nórdica. Em uma delas teria havido um grande banquete para o qual foram convidados 12 Deuses, mas ao qual, sem ser convidado, se terá juntado o Deus do mal e da discórdia - Loki - despoletando uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos Deuses. Numa outra história, Friga (que mais tarde daria nome à sexta-feira [frigadad]), a Deusa do amor e da beleza, terá sido transformada em bruxa quando as tribos do Norte se converteram ao cristianismo. Esta, por vingança, passou a reunir-se todas as sextas-feiras com 11 bruxas e o demónio, ficando os 13 a rogar pragas aos humanos.


Como vêm, há muito motivos religiosos para crer que este dia seja mesmo azarento. Por outro lado, hoje roda o Euro Milhões - alguém vai ganhar muito dinheiro (ainda que o primeiro prémio não saia) numa sexta-feira 13!!!

Fonte: Blog Procura-se

Um comentário:

makarrao disse...

isufhsd
zagalo que o diga!
adorei o post
[]´s

Postagens populares