quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

NETQUETA - A etiqueta da internet

1. Não envie aquilo que você não gostaria de receber - o que parece ser um e-mail SENSACIONAL pode ser uma verdadeira BOMBA para quem você enviar!
2. Nunca escreva sua mensagem toda em letra maiúsculas pois isso significa que você está gritando com seu correspondente...
3. Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica - na dúvida sobre o assunto seu(ua) amigo(a) vai deletar o e-mail sem ao menos ver do que se trata...
4. Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros e muitas pessoas percebem isso!Usando um corretor ortográfico tambem ajudará você a perder o pessimo hábito de escrever abreviado, nimguém e obrigado e ficar decifrando o que é escrito, quanto mais clara e objetiva a mensagem, melhor.
5. Não envie mensagens com caracteres de deslocamento de texto, no canto esquerdo (>) . Para isso, configure seu programa para que ele não provoque este deslocamento, isto torna o texto de difícil leitura e cada vez que um usuário re-envia um e-mail, o texto vai sendo deslocado provocando um acúmulo de caracteres simbolizados pelo sinal de maior ">".
Para quem não sabe como configurar seus software MS-Outlook 97 ou 2000, é bem simples:
  • Desabilite essa função em: (Ferramentas /Opções /Enviar /Formato para envio de Mensagens=Configuração de texto= Sem formatação...) e, finalmente desabilite o "recuar texto original..." >.
6. Não envie arquivos grandes: é importante lembrar que arquivos com 500 kb podem dificultar o download de mensagens do destinatário (imagine se você enviar arquivos maiores) - você acaba "entupindo" a caixa postal de seu correspondente com coisas que nem tem certeza se ele gostaria de ver...
7. NUNCA encaminhe e-mails com aquela listagem de emitentes anteriores, o que por si já constitui uma falta de educação, e agora mais do que nunca é uma arma nas mãos dos mal intencionados.
Envie seus e-mails com CCO (Com cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. -
Para quem não sabe onde achar a opção CCO ou BCC (em inglês, Blind Carbon Copy):
  • com o e-mail aberto, clique em Ferramentas, Selecionar destinatários, no quadro que se abrirá existem as 3 opções: Para, Com Cópia e Com Cópia Oculta. Selecione o endereço ou endereços e... clique na opção CCO (Com Cópia Oculta) (assim na linha "Para:" aparecerá que o destinatário é 'undisclosed recipient' ). Desta forma você também estará protegendo o SEU e-mail de possíveis listas e vírus.
8. Não passe adiante correntes e boatos - os chamados hoax. Não acredite em tudo que você recebe via e-mail, pois estas histórias mentirosas muitas vezes envolvem pessoas ou instituições sérias e causam problemas.
9. Nem todo mundo curte receber mensagens IMENSAS ou piadas - o que parece ser uma maravilha do século para você pode ser mais uma chatice para seu(ua) amigo(a) - se quer enviar um e-mail formatado, faça uma formatação bem feita e tenha certeza de que todas as imagens estão sendo anexadas; mais certeza ainda se ele(a) quer receber este tipo de e-mail. Na dúvida envie o link apenas de algo bem legal...
10. Um pouco de etiqueta e boa educação ajuda muito!
Postar um comentário

Postagens populares