domingo, 7 de setembro de 2008

O que é um Feed? O que é Rss?

Como ter as atualizações dos sites e blogs que vc gosta sem ter que ir a cada um deles verificar se tem coisas novas?



O que é Feed?
O termo vem do verbo em inglês, que significa alimentar. Feeds são usados para que o usuário acompanhe os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitá-lo. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.




O que é RSS?
É a sigla em inglês para Rich Site Summary ou Really Simple Syndication, ou seja, uma forma simplificada de apresentar o conteúdo de um site.




O que é Agregador de Feeds ou Leitor de feeds?
É o sistema que lê os documentos RSS e exibe-os. Alguns são em forma de programa que você tem que baixar e instalar, mas são mais recomendados os sites onde você abre uma conta e tem a possibilidade de ler o feed dos seus sites preferidos (na prática é mais fácil do que na teoria). De maneira mais simples, seria como você assinar suas revistas preferidas e entregarem na sua casa, sem precisar ir à banca todos os dias buscá-las.




Como ler um feed?
Assim como existem programas e serviços para ler e-mails no desktop e online (Outlook, Eudora, GMail, Hotmail...) existem programas e serviços para ler feeds online e no desktop. Os principais leitores de feeds tipo desktop são: AmphetaDesk (das antigas), FeedDemon (o que eu uso), SharpReader, NetNewsWire (para Mac) e até o Mozilla Thunderbird, que é um programa de e-mail com suporte a feeds.



Eu uso da BarraUOL e leio no Windows Live Mail, que recebe meus e-mails e as atualizações dos meus blogs favoritos.



Barra Uol





Windows Live Mail



Na categoria online o campeão disparado é o Bloglines, que tem opção de interface em português e um grande catálogo de feeds já cadastrados em seu banco de dados.


Então o que você precisa para usar os leitores de feeds? Baixar o programa ou criar uma conta nos serviços online e informar quais sites quer acompanhar. Nem só de blogs vivem os feeds. Sites de notícias e até tirinhas em quadrinhos têm feeds. De agora em diante você não precisa mais ficar indo de site em site ver se alguma coisa nova apareceu. Basta abrir seu leitor de feeds e receber todas as informações em um só lugar.

Nenhum comentário:

Postagens populares