quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Culinária Persa em Belo Horizonte - AMIGO DO REI

A culinária persa ou iraniana tem o único e excepcional restaurante aqui em BH que é o Amigo do Rei.
Enquanto ouve a música clássica iraniana, o cliente tem a oportunidade de degustar a culinária persa de sabor refinado, suave e aromático.

Restaurante Amigo do Rei

Cadbanou Nasrin Haddad Battaglia

Na inexistência da expressão chef de cuisine no Irã, uma mulher dotada de excelente desempenho em culinária recebe o título de "Cadbanou". Nasrin tem uma sensibilidade especial nos temperos e uma força e personalidades marcantes na conversa. Mulher admirável em suas convicções.

O cardápio oferece opções de entradas, peixes, aves e carnes.

Prato a base de deliciosa berinjela, com destaque para o acabamento com 'kashq', tempero dos nômades usado desde a Antigüidade.

Para o preparo são usados alguns temperos exclusivos da culinária persa, como pétalas de rosas iranianas; zereshk, uma frutinha de cor vinho, selvagem, que nasce nas montanhas do Irã; kashk, espécie de creme azedo típico do Irã, e o shambalilêh, uma folhinha de tempero, tradicional na culinária do país. Todas as especiarias são enviadas para o Brasil pela família de Narsin, que reside no Irã.

Fessenjouhn

Fessenjouhn, pequenas esferas de carne de boi envolvidas em molho de nozes, romã e condimentos, acompanhadas por arroz branco e borani, que vem num pequeno pote e tem a função de limpar o paladar.

As bebidas típicas são o dugh, bebida salgada elaborada com iogurte, água mineral gasosa e ervas aromáticas; e o sekanjebin, bebida doce, que inclui também ervas aromáticas e vem à mesa para ser dissolvido em água mineral, onde se encontram boiando pequeninos cubos de pepino japonês.

Se não fosse o bastante, ainda há lindas peças do artista plástico Claúdio Battaglia, casado com a Cadbanou Nasrin e responsável pelo atendimento no restaurante, expostas no local .

Deixo minha indicação de uma noite agradável com uma culinária excelente no Amigo do Rei.

Postagens populares